segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Transcedência de Conservar-se em Cristo

Das anotações da Bem-Avenurada Madre Teresa de Calcutá (Fundadoras da Irmãs Missionárias da Caridade)

"Não é Possivel comprometer-se com no chamado se não se é uma alma de oração. Estejamos conscientes de sermos um com Cristo, como Ele estava consciente de ser um com o Seu Pai; a nossa atividade não é verdadeiramente apostólica a não ser na medida em que O deixamos trabalhar em nós e através de nós com o Seu poder, 0 Seu desejo e o Seu amor.

Devemos chegar a santidade, não para nos sentirmos em estado de Santidade, mas para que Cristo possa plenamente viver em nós. O Dom total de nós ao amor, a fé, a pureza, está ligado ao serviço dos pobres. Quando tivermos aprendido a procurar a Deus e a Sua vontade, as nossas relações com os pobres torna-se-ão um caminho de santificação para nós e para os outros.

Amai a oração: ao longo do dia, experimentai frequentemente a necessidade de rezar e tomai o hábito de rezar. A oração dilata o coração até a capaciodade desse dom que Deus nos faz de Si mesmo. Pedi e procurai, e o vosso coração alagar-se-á até O poder acolher e guardar em vós.

Terás dificuldade em rezar se não souberes como. Temos de nos ajudar a rezar: em primeiro lugar, recorrendo ao silêncio, porque não podemos pôr-nos na presença de Deus se não praticarmos o silêncio dentro de nós, mas é um esforço indispensável. Só no silêncio encontraremos novas forças e a verdadeira unidade.

A força de Deus tornar-se-á a nossa, para realizarmos todas as coisas como devemos; o mesmo acontecerá com a unidade dos nossos pensamentos aos Seus pensamentos, a unidade das nossas ações às Suas ações, da nossa vida à Sua vida. A unidade é o fruto da oração, da humildade, do amor.

É no silêncio do coração que Deus fala; se te colocares perante Deus em silêncio e em oração, Deus falar-te-á. Então saberás que não és nada. Sóquando conheceres o teu nada, a tua vacuidade, é que Deus poderá preencher-te Consigo. As almas dos grandes orantes são almas de grande silêncio.

O Silêncio faz-nos ver cada coisa de modo diferente. Necessitamos do silêncio para tocar as lamas dos outros. O essencial não é o que dizemos, mas o que Deus diz - aquilo que nos diz, eo que diz através de nós. No silêncio, ELE ouvir-nos-á; no silêncio falará à nossa alama e ouviremos a Sua voz.

Tornemo-nos um verdadeiro sarmento da vinha de Jesus, um sarmento que dá fruto. Por isso, aceitemos Jesus na nossa vida do modo que Lhe agrada vir a ela:
- Como Verdade, para ser dito;
- Como Vida, para ser vivido;
- Como Luz, para ser iluminado;
- Como Amor, para ser amado;
- Como Caminho, para ser seguido;
- Como Paz, para ser dado;
- Como Sacrifício, para ser oferecido;
entre os nosso parentes, os nossos próximos e os nossos vizinhos."

Um comentário: