quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pela fé, busque viver a DEUS

“Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2,19-20).
O morrer para lei é morrer no dia a dia para aquilo que é meramente formal. Jesus e a sua igreja não necessitam de cristãos formais, mas de cristãos infinitamente flexíveis a sua vontade, ao seu querer. Uma vez flexíveis a vontade de Deus nos tornamos convictos de que a morte de Jesus tão violenta não foi em vão, mas que foi um gesto de amor tão profundo que só compreendemos o ápice de sua morte se nos abrirmos a ação transformadora do seu Espírito Santo. Após sua morte é o Espírito Santo que age em nós e revela o Cristo que nos amou, e que continua a nos amar ao extremo. A Cruz foi por mim e por você.

É pela fé que matamos os escribas e os fariseus que há dentro de nós, que tinham, propagavam e viviam uma fé medíocre e de conveniência. Estes, Jesus abomina. Não sejamos estes, sejamos aquele que ao assumir ser cristão faz valer hoje e para todo sempre a sua morte de cruz. Aquele sim foi um preço bárbaro de valor exorbitante que Jesus pagou por mim e por você. Não banalizemos! Não sejamos cristãos católicos farisaicos que vai à casa de Deus para casar, batizar os filhos e nas missas de sétimo dia de amigos e parentes mais próximos, a este Jesus vomita, por que Ele mesmo diz em sua Palavra: “Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te” (Apocalipse 3,16). Estas palavras servem para você? Não serve? Glória a Deus! Seja então um propagador convicto desse amor de Cristo e do amor de Cruz que foi por mim e por você. Um amor de valor tão exorbitante que nenhum homem podia pagar por mim, nem por você.

Na realidade é um amor escandaloso por nós. Não deixemos que o inimigo de Deus, o inimigo de nossas almas coloque escamas em nossos olhos, para que não percebamos esse escandaloso e indizível amor de Deus por nós, por nossas famílias, por aqueles que mais amamos. Com Jesus amamos bem, sem Jesus amamos mal e de maneira egoísta. Jesus nos ensina a amar e nos tornamos amor para o nosso próximo e a amarmos a nós mesmo. Veja que maravilha!

Não desprezes o grande amor de Deus que ainda hoje jorra de sua cruz e de suas santas chagas. Para compreender esse amor de cruz é preciso mergulhar no Cristo, pois só Ele é capaz de nos fazer compreender hoje pela ação do seu Santo Espírito. Abra-se, busque, e Jesus se deixará encontrar por você. Na realidade, faz tempo que Jesus está querendo encontra-se com você. Queira encontra-se com Ele. Ele quer salvar a ti e a tua família. Mergulhe nesse amor para que você possa afirmar como Paulo: “Pela fé eu morri para a lei”. A lei mata a própria fé e talvez seja preciso que sua fé farisaica de formalidades morra hoje, agora.

Para que você possa vislumbrar da maravilha que é crer e crer incondicionalmente na pessoa de Jesus Cristo, filho único de Deus Pai e da virgem mãe santíssima e mais ainda possa afirma: EU VIVO, MAS JÁ NÃO EU QUE VIVO, É CRISTO QUE VIVE EM MIM, e aí você emanará amor, caridade, fraternidade e uma fé capaz de transformar tudo e todos ao seu redor, a partir de você. Jesus é assim, é aquele que faz do velho, o novo, do feio em belo, do falso ao verdadeiro e ainda como Paulo você possa afirmar: a minha vida presente em vivo na fé do filho de Deus. Jesus meu Senhor e meu Deus!

Jôse Pereira Soares
Fundadora e Coordenadora Geral
Comunidade Doce Coração de Jesus e Maria

terça-feira, 13 de abril de 2010

Dia da Misericórdia - João Pessoa-PB







Festa da Divina Misericórdia.

No dia em que se comemorava o dia da Misericórdia, o grupo de Oração Estrela da Manhã visita os festejos alusivos a este dia na cidade de João Pessoa-PB.
Organizado pela comunidade Consoloção Misericordiosa, da cidade de João Pessoa, bairro Castelo Branco.


O dia começou com um louvor, animado pelo Irmão Sandro Dias.
Com músicas de louvor e adoração, o Ir. Sandro Dias balançou e fez acordar as mais de 2 mil pessoas que ali se econtravam.
Vindas de todo o lugar da Paraiba e do Nordeste, caravanas formadas vieram de diversas cidades do Rio Grande Norte e de outros estados.


A festa teve um grande Ápice, que foi a passagem do Santíssino Sacramento no meio da assembléia. Aquele foi um momento muito marcante pra todos os participantes, que choravam, cantavam, adoravam e sentiam a presença do Deus vivo no meio de nós.

O encontro, que teve como tema principal a misericórdia de Deus, contou ainda com vários outros momentos, como testemunhos, pregações.

Ao final, o ápice maior, que foi a Santa Missa, onde comungamos do corpo sagrado de Deus.

Jesus Misericordioso

A Espiritualidade do Movimento Jesus Misericordioso nasceu daquele que com o coração Dilacerado no ato do calvário foi aberto pela lança.
O Santo Padre João Paulo II na sua encíclica sobre a Misericórdia Divina (Dives in Misericórdia ), em 30 de Novembro de 1980, acentua bem a necessidade de confiança à Misericórdia de Deus. Ele sabe que o mundo nos nossos tempos, mais do que nunca, se afastou de Deus e de seus preceitos, e precipita-se no abismo do desespero. Por isso recorda aos fiéis: Em nenhum momento e em nenhum período da história, especialmente numa época tão crítica como a nossa, pode a igreja esquecer a oração que é um grito de apelo a misericórdia de Deus ...
... Obriga-se a proclamar a misericórdia, como amor misericórdia, como amor misericordioso de Deus, revelado também no mistério de Cristo. Ele me impele ainda a apelar para esta misericórdia e a implorá-la, nesta fase difícil da história, da igreja e do mundo ( Encíclica Dives in Misericórdia, n. 15 )
No seu significado original DEVOÇÃO quer dizer DEDICAÇÃO. No culto à Misericórdia a palavra assume preferencialmente este sentido.
Não é uma das tantas DEVOÇÕES : é antes de tudo aquela total dedicação que representa a síntese moral de todo o cristianismo. A tal dedicação, fomos CONSAGRADOS no dia do batismo. Uma devoção a Deus e ao próximo!

Seminário de Vida - 1ª Semana



Grupo de Oração, realiza o primeiro Seminário de Vida no Espírito.
No Ultimo dia 10 de abril, o grupo de Oração Estrela da Manhã RCC iniciou o seu primeiro seminário de vida, com o apoio da RCC da Diocese de Guarabira, através do nosso coordenador diocesano Vanderlei (Vando), deu-se inicio a primeira de sete semana de pregação, louvor e e formação.

O Seminário de vida tem como objetivo instruir e restaurar a fé de todos os que participam desta obra guiada pelo Espírito Santos.
Através da formação e pregação com diversos temas importantíssimos para a vida do cristão e principalmente para a vida dos intercessores de grupo do oração, entre eles, pecado, cura e libertação,amor etc..

Através da primeira experiência em seminários de Vida, principalmente pelo fato de na oitava semana haver a imposição de mãos sobre os participantes do seminário e a efusão do Espírito Santos, o Grupo de Oração Estrela da Manhã instrui e orienta para que os participantes do Seminário de Vida não percam nenhum encontro de formação.

Efusão no Espírito.

A Efusão do Espírito Santo
Santíssima Trindade


“Recebereis a força do Espírito Santo que virá sobre vós e sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (Atos 1,8) Jesus, desde sua encarnação até a oblação sacerdotal na cruz, cumpriu sua missão, como cordeiro imolado que, com o Seu próprio sangue, conquistou para a humanidade uma redenção eterna ao oferecer-se a Seu Pai, movido pelo Espírito Santo.

“Eis aí o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.O Espírito Santo, presente e operante na MISSÃO DE JESUS é o primeiro fruto do Seu Sacerdócio e do Seu Senhorio. “Exaltado pela direita de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou-o como vós vedes e ouvis”.(Atos 2,33).

Jesus glorificado, por sua vez derrama o Espírito Santo, pelo poder soberano de Deus, para que a Igreja se abrisse à vida, para que nascesse o novo Povo de Deus, para que se cumprissem as promessas aos antigos profetas e para que ficasse selada para sempre e em toda a sua plenitude a nova Aliança (Ler Jr 31,31-33; Ez 36,27; Is 59,21). Essa plenitude do Espírito Santo foi prometida a todos os que crêem em Jesus como Messias Filho de Deus, Salvador e Senhor.Jesus é o “Pleno do Espírito Santo” e tudo quanto faz, brota dele, é fruto da ação fecunda do mesmo Espírito.

Depois de sua ressurreição e antes de sua ascensão ao céu, Jesus transmite aos seus apóstolos as instruções sobre o Reino de Deus. Recomenda aos apóstolos que não se afastassem de Jerusalém para esperar o cumprimento da Promessa do Pai. “Eis que eu vos mandarei o Prometido de meu Pai. Ele vos recordará todas as coisas”.A promessa do Pai se identifica, pois, com o Espírito Santo. Com a vinda do Espírito Santo, a missão de Jesus alcançará a sua plenitude. João Batista havia dito: “Eu vos batizo na água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu… Ele vos batizará no Espírito Santo e no Fogo” (Mt 3,11).


Este é o ponto culminante da instrução de Jesus: os discípulos serão batizados no Espírito Santo. “Recebereis a força do Espírito Santo que virá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra” (Atos 1,6-8). Esta afirmação de Jesus é uma chave: “Recebereis a força do Espírito Santo…”

Manifesta assim, a finalidade direta da Efusão do Espírito Santo que os apóstolos irão receber. Serão revestidos de uma força vinda do alto, receberão o Espírito Santo que é uma força divina, uma força de Deus. Será, pois, uma investidura de poder.

Em virtude dessa FORÇA DIVINA, os discípulos poderão, à semelhança de Jesus, plenos do Espírito Santo e no poder desse mesmo Espírito, proclamar a boa nova do Reino de Deus. (Ler Lc 4,1. 14.18.43; At 10,38). Essa mesma força do Alto transformará os missionários em testemunhas de Jesus ressuscitado e o seu campo de ação será o mundo “até os confins da terra…

”Obedecendo à ordem de Jesus, os apóstolos permaneceram em Jerusalém… “Todos perseveravam unânimes na oração com algumas mulheres e Maria, a Mãe de Jesus” (At 1,14).

Ao chegar o dia de Pentecostes, estavam todos reunido no mesmo lugar, o pequeno núcleo de apóstolos com Maria, reunidos, juntos, união comunitário de concórdia, amizade e caridade. “De repente veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam reunidos. Apareceram-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiam e repousaram sobre cada um deles” (At.2,3). Jesus subiu ao céu e de lá vem o Espírito Santo, força de Deus, que Ele havia prometido.

O vento impetuoso encheu toda casa indicando plenitude. As línguas como que de fogo, simbolizavam o Espírito Santo divino, purificador e santificador, que encheria a todos e os faria dar testemunho sobre Jesus, um testemunho como que de fogo.

O fogo, na Bíblia, acusa a presença de Deus. “E pousou sobre cada um deles e ficaram todos cheios do Espírito Santo. E começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito os fazia proclamar”.(Atos 2,3-4).

Movidos pelo Espírito Santo, os apóstolos começaram a falar em outras línguas e proclamavam “As grandezas de Deus” nos idiomas próprios dos ouvintes.

É a intervenção de Deus, é a ação salvífica de Deus que ressuscitou Jesus Cristo, seu filho, ao qual glorificou e lhe comunicou a plenitude do Espírito Santo.

E Jesus derramou esse mesmo Espírito sobre os apóstolos, transformados pela EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO, começaram a proclamar o testemunho de Jesus de uma forma nova e de maneira diferente, com FORÇA E COM FOGO que o Espírito Santo lhes transmitia.

A proclamação das grandezas de Deus era feita com um entusiasmo particular. Pedro, após a efusão do Espírito Santo, com uma pregação de três minutos, três mil pessoas foram convertidas, tal era a unção e poder em suas palavras. (Ler Atos 2,14-41).

O Espírito Santo está sempre presente na COMUNIDADE CRISTÃ, comunicando-lhe sua “força” e seu “poder” para que seus membros continuem a missão de ser “testemunhas” de Jesus, cheios de alegria…

O orar em línguas é um dos sinais de Efusão do Espírito Santo, mas não é o único e nem o necessário, nem todos receberão este sinal com a efusão. Pelos sacramentos, recebemos o Espírito Santo, mas continuamos medrosos, com pouca ação, tristes, angustiados, fracos, como os apóstolos antes da Efusão do Espírito Santo.

A promessa do Pai é para todos os que crerem em seu filho Jesus, é, portanto, para todos nós. Todos que desejarem, que buscarem, que pedirem ao Pai, em nome de Jesus, receberão esta plenitude.

“Vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem” (Lc. 11,13). Arrependei-vos e credes no Evangelho.

“Recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” (Atos 19,2). Tomaram conhecimento da Efusão do Espírito Santo sobre os apóstolos, conforme nos relata as escrituras? Precisamos das doações carismáticas do Espírito Santo, para que sejamos testemunhas das grandezas de Deus no mundo de hoje.

O Espírito Santo, a grande promessa do Pai, a alma de toda missão salvífica de Jesus, continuará, impulsionando os missionários de todos os tempos para que continuem levando o testemunho de Jesus até os confins da terra, pois, a BOA NOVA DO EVANGELHO não pode ser detida.

ORAÇÃO: Os apóstolos faziam orações pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo. Visto que não haviam descido sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impunham as mãos e recebiam o Espírito Santo (At 8, 14,17). Ler, meditar o livro dos Atos dos Apóstolos, os textos citados e outros. Orar de preferência em grupo.

Precisamos da comunidade para receber com maior plenitude a Efusão do Espírito Santo: “Senhor Deus, criador do céu e da terra, que prometestes o Espírito Santo a todos que lho pedirem em nome de Jesus, concede a teus servos a Efusão do Espírito Santo para que possamos pregar a tua palavra com toda “força e poder”, para que continuemos a missão de sermos testemunhas de Jesus.”

Frutos que confirmam a Efusão do Espírito Santo em nossas vidas:Com nossa abertura ao Espírito Santo e à sua ação soberana, virão frutos de santidade e carismas para edificar a Igreja.

A vida nova do Espírito Santo gera frutos que se percebem aqui e ali…- Conversão interior radical e transformação profunda de vida;
- Luz poderosa para compreender melhor os mistérios de Deus e seu plano de Salvação;- Novo compromisso pessoal com Jesus Cristo;
- Abertura sem restrição à ação do Espírito Santo;
- Exercício ativo das virtudes teologais: fé, amor, esperança;
- Entrega generosa ao serviço dos demais, dentro da Igreja;
- Gosto pela oração e amor à Sagrada Escritura;
- Busca ardente dos sacramentos da reconciliação e da Eucaristia;
- Revalorização da missão da Virgem Maria no plano da redenção;
- Amor à Igreja e suas instituições;- Força divina para dar testemunho de Jesus em toda parte;
- Anseio de um ilimitado campo de apostolado…

A Efusão do Espírito Santo é, portanto uma investidura de poder, não é um sacramento. O homem torna-se cristão mediante um processo que compreende:

- Conversão e a fé em Jesus Cristo;
- Recepção dos sacramentos de iniciação; batismo, confirmação, eucaristia. Todo aquele que recebeu os sacramentos da iniciação cristã torna-se Filho de Deus, foi incorporado a Cristo morto e ressuscitado, recebem o dom do Espírito Santo e pode participar da Eucaristia, banquete da Nova Aliança.A oração para “Efusão do Espírito Santo”, geralmente feita mediante a imposição de mãos, num gesto sensível de amor fraterno, consiste na oração, cheia de fé e esperança, que uma comunidade eleva a Jesus glorificado para que derrame seu Espírito, de maneira nova e em maior abundância, fazendo surgir na criatura um relacionamento novo com o Espírito Santo, para realizações das “Missões Divinas”.

O grupo de Oração Estrela da Manhã a cada dia mais busca renovar as forças no Senhor, buscando o Santo Espírito de Deus, para que assim possamos cada vez mais evangelizar o mundo e seguir com mais pudor os caminhos de Deus